quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jornalismo e redes sociais

O internauta brasileiro passa mais tempo em:
mensagens instantâneas (7h49) e comunidades – redes sociais (4h57)
(Ibope Nielsen Online)

Se o público não vai ao site jornalístico, é o veículo que encontra o público. Esteja ele onde estiver. E ele está nas mídias sociais. Facinho, né?

O trecho acima é parte de um post da jornalista e professora Ana Maria Brambilla. Em outro artigo, Brambilla questiona — e responde — Como usar as mídias sociais no jornalismo?

ACADÊMICO DE CPG: Faça uma resenha sobre este artigo publicado no site Webinsider.

A resenha deve ter:

- os principais argumentos do autor;
- interpretação correta das idéias do texto;
- uma boa argumentação (texto com clareza, lógica, coerência);
- tamanho entre 1500 e 2000 caracteres com espaços.

Segundo o Houaiss, resenha significa:

(…)
3 Rubrica: jornalismo.
tipo de resumo de texto de extensão maior que a da sinopse
4 Rubrica: jornalismo.
análise crítica ou informativa de um livro; recensão
(…)

No texto "Como fazer uma resenha", o professor Dr. Pedro Cezar Dutra Fonseca aponta a diferença entre resumo e resenha:
O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. Já a resenha vai além, resume a obra e faz uma avaliação sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos.
Boa sorte.

Nenhum comentário: