O texto abaixo foi publicado no blog Querido Leitor, da Rosana Hermann, em 25/10/2007 (o blog dela não tem link permanente, então se quiserem ver o original, procurem no arquivo). Como falamos na sala, o exercício é fazer um comentário sobre o texto, para que no espaço dos comentários a gente faça uma "discussão virtual".
Blog: cabeça, tronco e membros
Um blog pode ser individual ou coletivo. Pode ser autônomo ou pode estar ligado a um grupo. Pode ser de humor, de política, de moda, tanto faz. Para o leitor o blog é só um endereço na barra do browser,o conteúdo que ele expõe e seus leitores, ou seja, a cabeça (o dono, a marca ), tronco (conteudo, layout) e membros (participantes e frequentadores).
A cabeça tem que ser clara. Você tem que saber o nome do blog, o endereço de cor, tem que acessá-lo sem problemas. Deve estar hospedado em algum lugar que não caia, não saia do ar, tenha divulgação. E a sua cabeça tem que ser clara. Você tem que ter uma linha, um estilo, um jeito seu. Sua cabeça é também a cabeça do blog.
O tronco tem que ser consumível. Layout minimamente palatável, posts visíveis e compreensíveis, textos interessantes, conteúdo exclusivo. A freqüencia de publicação, a velocidade, são características do tronco.
E os membros, os seres humanos que fazem e frequentam o blog.
Esses componentes geram os valores de um blog, subjetivos e objetivos.Os subjetivos são: autoridade, credibilidade e prestigio.
Os objetivos são os números. Posição no ranking, número de visitantes e outras medidas.
Um beijo, um browse, um aperto de mouse da Rosana Hermann
Há blogs que vivem de sua autoridade e por isso tem um valor. Autoridade é quando o blog/blogueiro é especializado e entende do tema. Tem gente que entende muito de uma determinada área e vira referência. Tem gente que não entende muito mas finge que entende e com ajuda da mídia também vira autoridade perante os que sabem menos (embora sejam desprezados pelos que sabem mais). Se você entende muito de alguma coisa, mecânica, política, culinária, macramé, faça um blog sobre o assunto, estude, aprofunde-se e vire uma autoridade. Nem que seja para ser como os blogueiros-celebridades, que só entendem de si mesmo. Tudo bem, porque tem mercado pra consumir. É um tema.
A credibilidade pode vir junto ou não com a autoridade. A credibilidade vem mais da pessoa, do blogueiro. De sua conduta, carreira, coerência. Ninguém é unânime, mas ter credibilidade dá valor a um blog. Seja verdadeiro, sincero, correto e seu blog terá valor.
O prestígio depende de relacionamento. Tem gente que já nasce com sobrenome de prestígio, relações familiares de prestígio, riquezas prestigiadas. Há blogueiros que não são autoridades em um assunto, não tem tanta credibilidade assim, não estão bem posicionados no ranking mas tem muito prestígio junto a pessoas que mandam na mídia. Ganham dinheiro, divulgação, prêmios. Mas não é pra quem quer e sim pra quem pode. Prestígio pode ser herdado ou conquistado. Pode vir dos colégios onde você estudou, das famílias que frequentou, dos empregos. Mas sempre vem com relacionamentos. Blogueiro isolado tem muito mais dificuldade pra conquistar prestígio.
Os valores objetivos são quase sempre numéricos. Posição no ranking technorati, número de visitas, poder de exposição na mídia, além dos subjetivos. Em geral, os blogs mais visitados são os que fazem humor, não tem comentários abertos, usam pseudônimos, gongam pessoas com nicks, etc. Ou são blogs de tecnologia, que oferecem serviços gratuitos, dão dicas para construção de blogs, oferecem templates e resolvem os problemas.
Basicamente os leitores querem 3 coisas: orientação, informação, diversão.
Quem oferece um, dois ou três dos quesitos, com autoridade e credibilidade acaba tendo blogs de valor, inclusive, valor de mercado.
Se você está pensando em investir no seu blog, pondere tudo isso. Não é preciso concordar. Discuta, pense, reflita, construa outras teses. Mas sempre há um caminho para tudo. Tem publico para tudo. Seu blog pode não virar o maior sucesso do mundo mas vai encontrar seu espaço.
Uma recomendação faz-se necessária: não encha o saco dos outros avisando o tempo todo que seu blog existe, que você colocou outro post, etc. É chato. É 'pushy'. Um shopping center é um shopping center, não é um selling center. A pessoa é que vai comprar, não é o vendedor que fica vendendo. Você faz compras como quem navega. Você procura, vê, entra, sai, até escolher e comprar. Vendedor na porta puxando a pessoa pra dentro é de quinta. Ficar mandando avisos sobre seu blog também.
De resto, é só o óbvio mesmo. Mantenha o blog limpo, conheça seus leitores, seus concorrentes, seus seguidores, seus ídolos. Olhe para cima, para baixo, para os lados. O espaço é virtual mas é volumétrico, tem de tudo em todo lugar, em volta de você.
Observe o mundo e descreva-o. Fale de si e dos outros. Viaje do micro ao macro. Voe, liberte-se, confesse-se quando quiser. Caia e levante publicamente, mas tomando o cuidado de não arrastar ninguém com suas quedas.
Mesmo que eu não tenha prestigio, nem autoridade para determinar como você deve ou não fazer blog, tenho uma parcela de credibilidade, porque faço o mesmo blog há anos, cuido dele e me relaciono com você. E, confesso, que diante de outros blogs de nomes sacados, já fiquei quase envergonhada do jeito mamãezinha do título do meu 'querido leitor'. Mas eu gosto. Porque é verdadeiro. Não tem blog sem leitor. O leitor é que faz o blog ser o que é. Portanto, o leitor é essencial. E o querido, bem, se a gente não gosta de quem gosta e prestigia a gente, vai gostar de quem?
11 comentários:
Texto que veio para acrescentar e me fazer refletir muito antes de começar a escrever no meu blog. Tenho que revelar que estou apreensiva nesse novo mundo de “blogueira”. É um desafio a quem apenas está engatinhado para profissão de jornalista. Não gostaria de forma alguma decepcionar meus futuros leitores e nem a mim mesma. Mas estou prepara: “Cair e levantar publicamente”.
Quero ter algo de qualidade e poder discutir, pensar e refletir com outras pessoas. E sim passar basicamente três coisas que no texto reflete: “orientação, informação, diversão”.
Interessante o texto. Resta agora a gente conquistar o prestígio e a credibilidade dos leitores sem perturbar os outros blogueiros.
Ótimo o texto da Rosana e muito boas as palavras dos colegas. O Blog de fato, como tantas outras, é uma responsabilidade do Jornalista.
Ele veio e se instalou, certo ou errado, no meio jornalístico. Se o querem, que, portanto, façam bom uso! Informem com credibilidade, orientem com precisão e divirtam com sensibilidade e graça.
É, tudo isso para mim ainda é uma novidade. Não sei ao menos sobre o que vou falar, em meio a tantos assuntos. Mas quero conquistar e ser conquistada por esse veículo. Quero do Blog oferta e retorno, leveza e densidade, construção e praticidade.
Agora eu sou blogueira, agora eu estou na pista...
O texto sem dúvida é excelente, principalmente para nós futuros blogeiros. Como devemos trabalhar com a veracidade dos fatos e exclusivade no conteúdo, e o que representa um blog a formula do seu sucesso. No meu blog de esporte quero retratar coisas que não se encotra em sites de notícias de esporte e textos que todos pensam mas não tem coragem de colocar pra fora.
Na minha opinião o texto da Rosana chama a atenção na hora de costruir um blog por apontar que devemos pensar nos leitores, ou seja, o público-alvo que ele deve atingir.
A escolha da temática, o nome e forma de escrever no seu blog já ajudam a eleger o tipo de público que você quer ter.
Creio que a credibilidade é o valor mais importante de um blog. Pois com ela, o tempo, estudo e divulgação, conquista-se a autoridade e o prestígio.
O blog é realmente uma forma de comunicação que tem mostrado que veio para ficar, contruir histórias e trajetórias na internet.
O texto de Rosana não nos deixa dúvidas sobre a teoria dos blogs. O que nos falta agora é a prática, o dia a dia, a conquista dos leitores, o desafio de conseguir ser a autoridade, de ganhar prestígio e de ter credibilidade.
O que não é fácil, não é mesmo caros colegas?
Confesso que ainda sou leiga neste assunto, mas pretendo abordar temas informativos, que irão orientar os leitores e ao mesmo tempo divertí-los. Pelo menos é o que eu espero.
Show de bola, este artigo é demais, adorei as dicas.
Acho que a patir daí todos nós estamos preparados para fazer um blog, que tenha compromisso, seja prestigiado e tenha credibilidade. A idéia de fazer um blog que tenha algo atrativo, que seja claro, bem organizado que passe credibilidade aos meus leitores me soa um desafiu bem gostoso, como diria nosso amigo MMMarcelo uma ótima brincadeira, porém séria!!!
O texto d Rosana é bem esclarecedor como os colegas já comentaram, pois abre um pouco as portas para a nossa criatividade e segurança para a entrarmos nesse campo ainda desconhecido para maioria de nós.
Desejo sucesso a todos os futuros blogueiros
O texto traz o que considero mais importante como razão para a vida:
o ENCONTRO. E é disso que vale viver. Encontrar pessoas, emoções, oportunidades, situações etc. Ter bons e maus momentos, êxitos e fracassos. Um blog tem que ter a nossa cara. Portanto, sejamos autênticos, tolerantes e realistas com nossos "altos e baixos", senão, que graça teria uma montanha-russa plana e reta?
Gostei bastante do texto da Rosana, deu pra esclarecer algumas dúvidas que ao começar um blog geralmente ficamos. O importante é mostrar conteúdo, fazê-lo interessante e assim ganhar credibilidade.
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